A Questão social
1 Introdução 4
2 . DESENVOLVIMENTO 5
3 Conclusão 7
4 Referências 8
1 Introdução
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre a questão social e designa a fazer uma critica sobre tais problemas sociais, tentando mostrar como o Estado e o seu papel perante a sociedade.
O trabalho irá discutir sobre a questão social e está profundamente unida aos problemas entre capital e trabalho, inserindo-se no contexto do empobrecimento da classe trabalhadora, e a expansão do capitalismo, e da luta do reconhecimento dos direitos sociais e. Iniciou para beneficiar a classe operária que estavam em extrema pobreza.
2 . DESENVOLVIMENTO
A Questão Social iniciou-se no século XIX na Europa, ocasionada por processos de urbanização e industrialização é que deram origem ao empobrecimento da classe operária que ficou na condição de explorada, onde o desenvolvimento econômico crescia na mesmo proporção que a pobreza.
No século XIX, na Europa, os operários viviam grau de extrema miséria e exploração decorrentes da industrialização e desenvolvimento do capitalismo. Essa situação dá uma enorme dimensão ä questão social, levando a Igreja a se posicionar. Esta via a época como de grande crise, decadência da moral e dos costumes cristãos. Esta situação decorre segundo a Igreja do liberalismo e do comunismo. Tendo em vista sua missão encaminhar o homem á conquista eterna ela intervém na situação que é de desordem e que impede as pessoas de cumprir sua tarefa de dar glória a Deus,dadas as condições em que viviam (AGUIAR,1989,p.17)
As manifestações de revoltas da classe trabalhadora eram impulsionadas a violência, a desigualdades sociais e exploração que cometiam contra eles, e que transformava a existência da classe trabalhadora em uma luta desigual pela sobrevivência.
No Brasil, a Questão