A Questão Social e a Modernização
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 conclUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
No universo do Serviço Social, falamos constantemente em questão social. Dizemos ainda que questão social é o objeto de estudo do assistente social.
Neste trabalho falaremos como surgiu as expressões da questão social, como se deu seu surgimento e quais foram os motivos que desencadearam o seu surgimento.
Veremos também como a questão social é tratada no Brasil e como ela aconteceu e acontece em nosso país.
Trataremos também das Ongs, que fazem parte do Terceiro Setor e produzem trabalhos que deveriam ser de responsabilidade do Estado.
Falaremos brevemente das lutas e manifestações feitas pela classe trabalhadora em busca de seus direitos e melhores condições de trabalho. E como o capitalismo passou a ser o responsável por tantas modificações, explorações e dominações com a modernização do trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
A questão social foi evidenciada no século XIX, através de várias transformações econômicas, sociais e políticas, causadas pelo grande processo de urbanização e industrialização que acarretou no empobrecimento da classe operária, mas que também contribuiu para uma conscientização por parte dos trabalhadores, que começaram a perceber e a requerer melhores condições de trabalho, visto que eram submetidos a diversas formas de exploração e dominação.
A “expressão” “questão social”, tem um histórico recente, começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo. A pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial e crescia da mesma maneira que aumentava a produção”, segundo Netto (2001 p.42). Porém, não foi somente o pauperismo da população trabalhadora que fez surgir a questão social, podemos citar algumas outras questões