A questão social e a educação
1 Introdução
Este trabalho tem como objetivo conhecer a realidade social local da educação. A escola é uma instituição onde as questões sociais se apresentam cotidianamente, nas relações entre alunos, educadores, família e comunidade. A desigualdade social é produto de uma diversidade de fatores e dentre elas a falta de investimento na educação. A escola é o espaço para a formação da cidadania e preparação para a profissionalização.
A contribuição do Serviço Social na área escolar consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto, tais como: evasão escolar, o baixo rendimento escolar, sexualidade, violência doméstica e que precisam necessariamente de intervenção conjunta com educadores, psicólogos, dirigentes governamentais, possibilitando consequentemente uma ação mais efetiva (ALBUNQUERQUE).
O direito a educação implica em qualidade dos serviços prestados a população e em especial ao usuário da escola pública para o seu pleno desenvolvimento, conforme previsto pela Constituição Federal (1998), Lei de Diretrizes e Bases, Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).
Demonstramos nesse trabalho o número de escolas, número de profissionais, número de unidades de educação: infantil, fundamental e ensino médio. Com esse trabalho esperamos ampliar as discursões sobre o Serviço Social na educação e refletir sobre a atuação desse profissional para garantia de acesso ao direito à educação a nível nacional.
2 Desenvolvimento
Para falarmos que a questão social está presente na educação, de início devemos compreender que a questão social é o conjunto de desigualdades sociais. A relação entre educação e economia capitalista se faz desde a formação desse modo de produção e civilização. Para a burguesia que se