A Questão Social no Brasil
1 INTRODUÇÃO Erro! Indicador não definido.
2 DESENVOLVIMENTO Erro! Indicador não definido.
2.1 A QUESTÃO SOCIAL Erro! Indicador não definido.
2.2 A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL 5
2.2.1 As Manifestações 5
2.3 QUESTÃO SOCIAL EM UM MUNDO GLOBALIZADO 6
2.4 DESAFIOS DA PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social no Brasil se insere, desde 1930, como uma especialização da questão social. Como tal, a profissão, interna e externamente, sofre as influências das mutações da mesma e, enquanto expressão é constituída e constituinte dos processos de alienação, antagonismo, desigualdade, discriminação e injustiça social presentes nos modos de ser e aparecer do capitalismo na sociedade brasileira.
Nesse processo internaliza valores e concepções de mundo, produz e intercambia conhecimentos e práticas, resiste e/ou se molda às velhas ou novas formas de enfrentamento da questão social pelo Estado, pelas classes sociais e pelo conjunto da sociedade.
Nos primórdios da profissão a questão social era vista e tratada como questão moral, religiosa, inerente à natureza desajustada e/ou patológica dos indivíduos e grupos sociais com os quais mantinha relações profissionais.
A partir do Movimento de Reconceituação e, sobretudo, após 1980, a questão social passa a ser considerada como expressão dos antagonismos e desigualdades da sociedade capitalista brasileira, portanto, sendo vista como “questão política” inerente às condições de vida indignas e desumanas da maioria da população e expressão dos movimentos persistentes desta em resistir, tornar-se cidadã em plenitude e dar novos rumos a sociedade.
A questão social hoje, mais do que nunca, é complexa, adquire dimensões amplas e profundas. Adentra-se a um novo milênio com incertezas, crises e de dilemas de toda ordem e natureza. Um milênio com progressos imensuráveis, mas também