A Questão Racial
A Questão Racial
Nome:
Professor:
Matéria:
Turma:
Introdução
A história do Racismo no Brasil
O surgimento do racismo no Brasil começou no período colonial, quando os portugueses trouxeram os primeiros negros, vindos principalmente da região onde atualmente se localizam Nigéria e Angola.
Os negros foram trazidos ao Brasil para servirem de escravos nos engenhos de cana-deaçúcar, devido às dificuldades da escravização dos ameríndios, os primeiros habitantes brasileiros do qual se tem relato.
A Igreja Católica era contra a predação dos ameríndios, pois queria catequizá-los, assim obteriam novos adeptos a religião católica, já que a Europa passava por uma reforma religiosa em alguns países onde surgiam novas religiões. Em contrapartida a Igreja não se opunha à escravidão negra, pois acreditava que os trazendo da África para o Brasil seria mais fácil cristianizá-los e evitaria atritos com os interesses econômicos das potências européias que se declaravam católicas em uma época de reforma religiosa neste sentido, o papa Nicolau V, em 1455, emitiu uma bula a favor da escravização negra por portugueses; mostrando completa falta de compromisso com seres humanos daquele continente, traindo os princípios que alicerçam o cristianismo.
Desenvolvimento
A história do Brasil Negro:
Tambores bicentenários esquentam um arraial em Minas Gerais. Numa comunidade pobre do Rio, meninos tocam cuíca e louvam a tradução canto. Baianos, de guerra há 80 anos, batem paus panelas e dão nova vida ao maculelê e ao samba de roda nas ladeiras do pelourinho. Ao norte, no Recife, um grupo de maracatú de 140 anos faz tremer os paralelepípedos. Dançar, batucar e cantar sempre foi as mais usuais por menos reprimidas ou mais abstratas formas de resistência dos negros brasileiros.
O Brasil é racista! Muito, mas demoramos para perceber durante bastante tempo.
Acreditou-se que o Brasil era uma democracia racial no século XIX chegaram a dizer que a