A questão racial na escola: e os desafios colocados pela implementação da lei 10.639/03
A questão racial na escola: e os desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03
“Torna-se obrigatório o ensino sobre História e Culturas Afro-Brasileira (Incluído pela Lei 10.639, de 09/01/2003).’’p.67
Para que tenhamos outros conhecimentos acerca dos negros além da escravidão, mas também sobre as suas lutas, culturas, culturas negro-brasileiras e suas contribuições para a formação da sociedade nacional, política, economia, entre outros.
“Esses grupos partilham da concepção de que a escola é uma das instituições sociais responsáveis pela construção de representações positivas dos afro-brasileiros e por uma educação que tenha o respeito á diversidade como parte de uma formação cidadã. Acreditam que a escola, sobretudo a pública, exerce papel fundamental na construção de uma educação antirracista.”p.69.
A escola também é responsável pelas imagens que transmitem sobre os negros e estes não devem ser visto apenas como ex-escravos. Então, é fundamental que a escola nos transmita outros conhecimentos acerca destes, para que tenhamos uma formação que respeite á diversidade e que acabe com o racismo.
“Negro no Brasil, alicerçado no mito da democracia racial.”p.69.
O Brasil é supostamente caracterizado pela harmonia e tolerância racial, mascarando o preconceito que existe em relação as raças, ou seja, ainda existe muito preconceito que o país simplesmente ignora.
“Indolência do africano escravizado e a visão desse como selvagem e incivilizado”. p.72
O negro tido como preguiçoso, porque não aceitava a sua condição de escravo e era obrigado a trabalhar sobre força bruta. Os negros eram considerados grosseiros, por não terem nenhuma instrução e por isso não eram aptos a viver na “sociedade”.
“no caso específico da população branca, tocaremos em uma dimensão