A questão do trabalho no brasil
O termo escravidão logo traz à tona a imagem do aprisionamento e da venda de africanos, forçados a trabalhar para seus proprietários nas lavouras ou nas casas. Essa foi a realidade do Brasil até o final do século 19, quando, por fim, a prática foi considerada ilegal pela Lei Áurea, de 13 de maio de 1888. Mais de um século depois, ¬porém, o Brasil e o mundo não podem dizer que estão livres do trabalho escravo atualmente. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que existam pelo menos 12,3 milhões de pessoas submetidas a trabalho forçado em todo o mundo, e no mínimo 1,3 milhão na América Latina.
Situações de Trabalho
Na Idade Média, veremos que o trabalho era servil. O clero deveria cuidar da religião, os nobres deveriam batalhar e os servos pra trabalhar como condenados. É bem evidente isso no chamado feudalismo.
A ideia de que o trabalho enobrece o homem é coisa recente. Conforme o dinheiro foi conseguindo importância no mundo (isso mesmo, o lucro nem sempre foi a maior ambição de todos), houve necessidade de fazer o trabalho deixar de ser algo ruim para ser visto como algo que torna o ser humano melhor. Até hoje essa ideia é propagada: uma subida no estilo de vida só é digno se for conseguido com trabalho.
Hoje, porém, pode-se perceber que o trabalho é bem heterogêneo: há quem trabalhe como um condenado para conseguir pagar a comida, e há quem ganha muito por desenvolver aparatos que aos poucos substituem a mão de obra não