A Quest O Da Gua Doce No Mundo
Direito básico Uma resolução das Nações Unidas, aprovada, declarou o acesso à água potável e ao saneamento básico um direito de todo ser humano. Segundo o documento votado pelos países-membros da ONU, na Assembleia Geral, é motivo de extrema preocupação o fato de 884 milhões de pessoas não terem acesso à água potável.
Crianças Estudos analisados pela ONU revelam que pelo menos 1,5 milhão de crianças morrem, anualmente, antes de completar cinco anos por falta de água potável. O acesso à água limpa e ao saneamento básico faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma agenda para erradicar ou reduzir males sociais até 2015.
a) Escassez – O crescimento da população mundial, o desenvolvimento econômico não-sustentável (somado à poluição, ao desperdício e ao mau uso dos recursos hídricos) e a agricultura irrigada são os principais fatores que ameaçam as fontes de água doce no planeta. Quase 900 milhões de pessoas não possuem acesso à água limpa no mundo, segundo a ONU. Até 2050, o problema pode atingir quase a metade da população mundial. Além disso, coloca em risco os esforços para reduzir a fome no planeta. Para reverter esse quadro dramático, a ONU estabeleceu a meta de reduzir pela metade a população mundial sem acesso à água potável até o ano de 2015.
b) Má distribuição – A má distribuição mundial dos recursos hídricos resulta de causas diversas, que vão desde fatores naturais,