A queda do império romano
Para fazer o trabalho foram selecionados alguns livros, mas apenas um foi escolhido, o título do livro é, “ História compreender para aprender” da editora FTD, seus autores são, Cristina Visconti Giovanni, Zilda Almeida Junqueira Silvia Guerra Ticono, o mesmo foi editado no ano de 1999, é destinado ao ensino de crianças do ensino fundamental da 5ª série ou 6} ano.
O assunto que queremos abordar, “a queda do império romano”, encontra-se no capitulo seis, capitulo esse que trata sobre a civilização romana, sua origem, evolução, expansão e por fim a sua crise e queda.
Abordando a queda do império.
Os autores durante todo o capitulo trabalham o povo romano de uma forma política e no que se refere a queda do império não podia ser diferente, claro que em determinados pontos faz-se referencia as conseqüências sociais que essa política infligiu ao povo, mas são poucas.
Vemos esse olhar político no livro, quando no inicio mencionam que devido as grandes conquistas romanas, desencadeou-se uma grande crise, transformando a famosa republica romana em um governo ditatorial monárquico imperial.
Citam que na republica romana haviam eleições onde até os plebeus participavam, plebeus esses que em um determinado momento foram jogados a miséria, tudo em nome das grandes conquistas.
É nesse momento então que os políticos de Roma começam a subornar a plebe, a comprar votos para eleger esse ou aquele candidato. È ai então que o exercito começa a ser utilizado para perseguir e até matar os inimigos dos políticos apoiados pelos generais.
É abordado também a divisão do senado em dois grupos rivais, e da eleição por um desses partidos do general Julio César, como ditador vitalício, contrariando assim a lei vigente, incomodando o outro lado que por sua vez assassinou Julio César.
Então cria-se assim o Triunvirato, eleição de três senadores, ato que também viola a lei romana, segue-se por dois triunviratos e disputas e mortes, chegando assim ao fim da republica.
As