A Qualidade de Vida no Trabalho pela Intervenção Terapêutica Ocupacional junto aos Colaboradores da Fábrica Esperança
The Quality of Life at Work in Occupational Therapy Intervention for Employees with the Fábrica Esperança¹
Carolina Rodrigues de Moraes², Lorena Pinheiro da Conceição², André Maia Pantoja³
RESUMO
O presente estudo apresenta uma visão terapêutica ocupacional sobre o programa de Qualidade de Vida no Trabalho instituído na Fábrica Esperança junto a seus colaboradores. Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante o estágio curricular em saúde do trabalhador no qual se teve a oportunidade de construir novas percepções a cerca do próprio programa, bem como estabelecer novas propostas para o seu desenvolvimento por meio de intervenções efetuadas nos atendimentos durante o referido estágio.
Descritores: Qualidade de Vida no Trabalho; Terapia Ocupacional, Fábrica Esperança.
ABSTRACT
This study presents an occupational therapy vision for the program Quality of Work Life Factory established in Hope with its employees. This is an account of lived experience during the internship curriculum in occupational health in which they had the opportunity to build new perceptions about the program itself, as well as establishing new proposals for development through interventions made during the consultations the said stage.
Keywords: Quality of Working Life; Occupational Therapy, Hope Factory.
1 INTRODUÇÃO
No período de Agosto a Outubro de 2012 foi realizado estágio curricular, do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará, em saúde do trabalhador junto aos colaboradores da Fábrica Esperança. A experiência vivenciada pelas estagiárias trouxe à tona uma realidade na qual se faz imprescindível o entendimento a cerca da qualidade de vida para os trabalhadores, que no âmbito dos aspectos produtivos da instituição, poderão destacar a saúde biopsicossocial dos seus colaboradores, uma vez que a demanda e a