a pureza de hans kelsen
RESUMO:
Este artigo visa falar sobre a pureza da obra do jurista Hans Kelsen “Teoria Pura do Direito”, através da qual busca-se um maior rigor na ciência jurista a fim de aproxima-la das demais ciências. Para tal o autor visa a não aplicação de ideologias em sua obra, o que acaba por contradizê-lo pois nada mais é senão influenciado pela ideologia positivista. Entretanto, o proposto por ele é interpretado de forma errada por diversos autores, fato que tentará ser devidamente explicado neste.
PALAVRAS-CHAVE: Hans Kelsen; Teoria Pura do Direito; Pureza.
INTRODUÇÃO Hans Kelsen(11/10/1881- 19/04/1972) jurista austríaco autor da obra “Teoria Pura do Direito” é divisor de opiniões quanto ao que se trata de sua obra. É um dos autores mais importantes do século XX, em virtude deste fato sua obra é de grande influência até hoje. Conhecido por seu rigor metodológico Kelsen é por muitos criticado e difamado, pois seu nome está, de forma errada, ligada ao nazismo. O autor tinha como objetivo criar uma ciência jurídica livre de influências externas, tais quais a sociologia, política e religião. Sabia que o Direito não poderia ser livre de influências, mas busca uma ciência jurídica livre destas a fim de aproximá-la das demais ciências, fazendo com que seus resultados sejam mais próximos possíveis da exatidão e objetividade.
KELSEN EM DIVERSAS INTERPRETAÇÕES
Hans Kelsen renomado autor do século XX é um dos ícones da ciência jurídica. Suas obras possuem caráter que busca relatar o Direito da forma mais exata quanto possível for, visto que o jurista busca uma ciência jurídica nos moldes das demais ciências, ou seja, tal qual Hobbes busca uma ciência o mais exata possível; para tal, entretanto, apresenta um caráter inovador ao tentar afastar a ciência do direito das demais ciências, ou seja, excluir desta tudo o que lhe for estranho.
Logo desde o começo foi meu intento elevar a Jurisprudência, que - aberta ou veladamente - se