A publicidade e seus formatos
TV
Os formatos mais usuais na televisão são os filmes de 15 e 30 segundos, já que os mais longos, de 45 segundos e um minuto, são usados por grandes empresas para gerar impacto durante a campanha.
A produção desse tipo de material publicitário é cara para uma microempresa, mas é possível encontrar formatos diferenciados.
Podemos citar o merchandising eletrônico (o produto é exposto no cenário, ou é usado por algum ator, ou há o testemunhal do apresentador) e a realização de promoções por meio de canais como o Shop Tour, interessantes principalmente se a organização tiver uma atuação local.
Além disso, há os infocomerciais, que podem ter cerca de três a 30 minutos e são realizados por emissoras como Record e Gazeta.
Rádio.
Existem dois formatos principais de comercialização em rádio: o sport e o jingle, normalmente com duração entre 15 segundos e um minuto.
O sport é um texto falado, com ambientação sonora que instiga a imaginação. O jingle, por tua vez, é um texto musicado, ótimo para fixar a marca e trabalhar a memorização de conceitos - chaves da empresa.
Outros formatos são o texto – foguete ( texto curto, geralmente contado por palavras, feito durante o programa), o patrocínio e / ou apoio cultural (com repetição da marca e/ ou slogan) e o testemunhal com locutores/ apresentadores (formato que transmite credibilidade, pois o apresentador narra o texto publicado como se fosse dele).
Tenha em mente que o rádio é um ótimo meio de comunicação para trabalhar freqüência, ou seja, quantidade de vezes que o consumidor será aquela comunicação. Assim, é excelente para empresas novas que precisam estar presentes no dia – a – dia do consumidor.
Uma dica importante: o investimento em rádio não é tão grande quanto em TV, e as emissoras costumam produzir a peça para ser veiculada, cobrando, obviamente, pelo serviço.
Revista
Os formatos variam desde páginas dupla, página simples a um quarto de página, rodapé, até