A psique intra uterina
O que é psique?
O conjunto dos fenômenos ou dos processos mentais conscientes ou inconscientes de um indivíduo, ou seja, a mente.
A construção da psique
Augusto Cury médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor defende que a construção da vida mental decorre em 4 etapas:
1º A partir das matrizes dos pensamentos essenciais (não conscientes) que são provocados pelos estímulos intra-uterinos. Esses pensamentos reorganizam os micro-campos de energia emocional e motivacional fetal, expandindo as possibilidades de produção de experiências emocionais e motivacionais através do conjunto de estímulos intra-uterinos interpretados.
2º A partir da iniciação da leitura multifocal da memória histórico-existencial pelos fenômenos inconscientes da psique: o fenômeno da auto-checagem da memória, âncora da memória e complexo do auto fluxo. Todos os pensamentos essenciais, as emoções, os desejos e as sensações tornam-se experiências psíquicas que são registradas automaticamente pelo fenômeno RAM (registro automático da memória) na memória histórico-existencial (mais tarde memória autobiográfica). Destaca-se o papel da memória genético-instintiva que não tem apenas a função de perpetuar a vida, e também de enriquecer a memória histórico-existencial, pois cada reação instintiva produzida é arquivada como RPS (representações psicossemânticas), expandindo assim, a história intrapsíquica.
3º A partir das substâncias neuroendócrinas do metabolismo da mãe e que passam pela barreira da placenta. Essas substâncias são produzidas, principalmente, em situações de tensão emocional e stress psicossocial. Assim, o feto pode ter taquicardias, contrações musculares e ansiedades decorrentes do estado emocional da mãe que vão influenciar a construção da mente, o perfil emocional e a personalidade. Na verdade, os níveis de timidez, de ansiedade diante das situações estressantes, de intolerância diante de frustrações, de excitabilidade diante de novas situações, de