A Psicoterapia Dinâmica Breve
A Psicoterapia Dinâmica Breve é uma modalidade terapêutica muito em evidência atualmente e de grande alcance e valor social. Embora fundamentada nos conhecimentos da Psicanálise, a mesma é distinta da técnica psicanalítica clássica. Ela apresenta-se como a alternativa psicoterápica mais viável para atender a demanda crescente pelos serviços psicoterapêuticos, pois visa abreviar o tempo de duração e o custo de um tratamento. É uma técnica mais condizente com a nossa atual realidade econômica, política e social; é indicada e aplicável em centros de saúde, hospitais gerais, instituições comunitárias e, também, na prática privada. Isso a torna um instrumento psicoterapêutico indispensável a todos os profissionais que militam na área da saúde mental ou se interessam pela mesma.
O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, por ser um hospital escola que tem três objetivos principais: ensino, assistência e pesquisa, sendo, além disso, um hospital terciário, ou seja, de referência na região.
• A psicoterapia breve parece se adequar à instituição por varias razões. A demanda de pacientes encaminhados para o serviço de psicoterapia do Instituto é maior do que a oferta de profissionais disponíveis para o atendimento. Desta forma poucos podem ser atendidos, e o restante permanece em lista de espera, a qual é variável, podendo ser de um ano. A psicoterapia breve, por ser um processo com numero limitado de sessões permite que um maior número de pacientes seja atendido, já que existe uma rotatividade maior. Além disso, este processo promove um serviço mais ágil, diminuindo o tempo entre a procura e o inicio da psicoterapia, permitindo assim, uma maior sincronia entre a queixa e o inicio do atendimento.
Por ser um hospital escola nosso serviço observa-se uma alta rotatividade dos profissionais envolvidos, em função da característica do mesmo. Assim no decorrer do tratamento, cada