A Psicomotricidade para Psicopedagogia
Luiz de Andrade Neto. A psicomotricidade como ciência que tem como o objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, é fundamental para várias outras ciências, através da psicomotricidade é possível relacionar o nível de maturação cognitiva, afetiva e orgânica com o desenvolvimento considerado normal. Pensando nisso a psicomotricidade está para a Psicopedagogia assim como o arroz está para o feijão, indissociável, pois a Psicopedagogia tem com objeto central de estudo a aprendizagem humana, então é impossível pensar em aprendizagem sem conseguir perceber a relação que o individuo tem com seu corpo e o mundo. Equilíbrio, tonicidade, orientação espacial e temporal, esquema corporal, imagem corporal, lateralidade e coordenação motora faz parte das estruturas psicomotoras necessárias para que nosso organismo explore o ambiente, perceba-se nesse mesmo ambiente, perceba o outro e, com isso, se desenvolva. Pensando nisso:
“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002)
Com isso o psicopedagogo deve está ciente da importância da psicomotricidade para sua profissão, buscando sempre um aperfeiçoamento da prática da psicomotricidade e sempre relaciona-la como essencial para a aprendizagem humana, pois qualquer alteração em relação a dificuldades que o individuo tenha com o seu corpo certamente acarretará em problemas relacionados com a aprendizagem, sendo de fundamental importância