A Psicologia,
1. INTRODUÇÃO
2. PÚBLICO ALVO
O presente projeto está direcionado a idosos institucionalizados no Asilo.
3. OBJETIVOS
a) Objetivos Gerais
• Promoção em saúde e qualidade de vida em internos do Asilo Municipal.
4. JUSTIFICATIVA
Com o envelhecimento populacional ocorre o aumento da procura por instituições de longa permanência para idosos. Estudos apontam que, em muitos casos, a institucionalização é vivenciada pelo idoso como uma situação estressante e desencadeadora de processos depressivos, podendo desenvolver quadros como: isolamento social, perda da identidade e prejuízo na autoestima, desencadeando altos índices de adoecimento psíquico. ²
Diante do exposto torna-se relevante a realização de um trabalho multidisciplinar proporcionando a prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida em idosos moradores de instituição asilar.
5. METODOLOGIA
O grupo ocorrerá semanalmente com frequência semanal no período de Outubro a Dezembro de 2014. Os encontros serão realizados com cerca de quinze idosos, tendo como critério de seleção possuir capacidade física e cognitiva para realizar as atividades propostas.
O desenvolvimento das atividades será realizado pelos profissionais do NASF e da UBS através de escala revezamento, devendo em cada encontro comparecer uma dupla de profissionais do NASF acompanhada por profissionais da UBS. Cada atividade terá duração média de uma hora e trinta minutos.
7. REFERÊNCIAS ¹VIDMAR, Marlon Francys et. al. ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS. Revista Saúde e Pesquisa, v. 4, n. 3, p. 417-424, set/dez. 2011 - ISSN 1983-1870. Disponível em: http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/saudpesq/article/viewArticle/1714 acessos em 24. Set. 2014.
² DE FREITASI, Mariana Ayres Vilhena; SCHEICHER, Marcos Eduardo. QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. Rev.