A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS, CIÊNCIA E SENSO COMUM.
Podemos aprender através desse vídeo a diferença entre a Psicologia como ciência e a Psicologia como senso comum, todas as pessoas tem certo conhecimento de psicologia, mesmo que sejam formadas em outras áreas ou mesmas pessoas simples sem instrução, diariamente fazem uso da psicologia.
A Psicologia usada no cotidiano é determinada como psicologia do senso comum, mas nem por isso deixa de ser uma psicologia. As pessoas tem um domínio mesmo que mínimo do conhecimento acumulado da Psicologia Cientifica que os permite explicar e compreender seus problemas cotidianos a partir de um ponto de vista psicológico. Podemos definir então a psicologia do senso comum como conhecimento da realidade, vida do cotidiano. Todos nos vivemos a maior parte do tempo nesse cotidiano e praticamos suas teorias sem saber muitas vezes aceitamos as regras do seu jogo. Alguns exemplos simples nos mostram o uso da psicologia do senso comum no dia a dia; quando a dona de casa usa a garrafa térmica ela sabe quanto tempo a agua armazenada dentro da garrafa pode permanecer aquecida mesmo sem saber as leis da termodinâmica, atravessamos a rua e sem perceber fazemos muitos cálculos em milésimos de segundos sem uso da calculadora.
Esse tipo de conhecimento que normalmente no cotidiano chamamos de senso comum, sem esse conhecimento intuitivo a nossa vida no dia a dia seria muito complicada. O senso comum é como se fosse um resumo da teoria cientifica, podemos adquirir esse conhecimento através de hábitos ou de tradições que passam de geração para geração. O senso comum mistura e recicla vários conhecimentos, reduzindo a uma teoria simplificada produzindo outra visão de mundo, também faz muito uso da linguagem cientifica sem muitas vezes saber o termo, isso é a apropriação que o senso comum faz da ciência.
A Psicologia como ciência é uma atividade eminentemente reflexiva, ela procura compreender, elucidar o cotidiano a partir de um estudo sistemático, quando fazemos ciência,