A psicologia em um novo contexto mundial
São apresentados nesse texto, alterações em todo o mundo que vem gerando impactos profundos na produção científica atual. Desde a década de 90, profissionais de diversas áreas tentam dar um novo sentido a situação caótica que nos encontramos, desconstruindo as antigas teorias e buscando novas respostas que expliquem nossa nova realidade.
Algumas ciências, como a Filosofia, a Sociologia, já pode se observar alguns efeitos desse novo contexto intelectual pois, os novos conhecimentos vem servindo de base e referência em muitos trabalhos, sendo abandonadas as antigas que eram dadas como absolutas. Mas é de observar que o mesmo não vem ocorrendo com a Psicologia, porque muitos psicólogos analisam novos sentimentos baseados em velhos conceitos, e deixam de captar as novidades do homem moderno.
Grandes mudanças no ambiente social do indivíduo podem desencadear mudanças em seu campo psicológico, por isso temos a necessidade de conhecer as transformações sociais para sermos capazes de compreender o novo indivíduo (em seu plano psicológico). Dentro dessas mudanças, as autoras exemplificaram três correntes teóricas da atualidade, visando munir os profissionais em psicologia sobre esse novo contexto da produção científica atual.
2.1 TEORIAS PÓS MODERNAS
As autoras apresentam a organização das teorias pós-modernas em torno de duas posições principais. A primeira dada é a discussão das condições contemporâneas de produção de conhecimento, tendo Jean-François de Lyotard e Gianni Vattimo como seus representantes; e em segundo é dada a discussão das às condições de produção da ordem capitalista contemporânea, (de forte influência a teorias marxistas) David Harvey, Frederic Jameson e Zygmunt Bauman, como representantes.
Na primeira, seu percussor Lyotard nos dá uma visão panorâmica da pós modernidade, comparando as condições de produção científica modernas e pós modernas, além de afirmar que, no período