A psicanálise
Sigmund Freud foi um médico que alterou o modo de pensar a vida psíquica. Freud ousou colocar as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos. A investigação sistemática desses problemas levou Freud à criação da Psicanálise.
A psicanálise busca o significado oculto daquilo que são manifestos por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos.
Freud, em sua autobiografia, afirma que desde o início de sua prática médica usara a hipnose, não só como objetivos de sugestão, mas também para obter a história da origem dos sintomas.
Em 1990, Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria refere-se a existências de três sistemas: inconsciente, pré-consciente e consciente.
• O inconsciente exprime o ‘ conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência.
• O pré-consciente refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis á consciência.
• O consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior.
A Descoberta da sexualidade infantil
Freud , em suas investigações na prática clínica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos.
No processo de desenvolvimento psicossexual, o indivíduo, nos primeiros tempos de vida, tem a função sexual ligada a sobrevivência , e portanto , o prazer é encontrado no próprio corpo. As excitações sexuais estão localizados em partes do corpo, e há um desenvolvimento progressivo que levou Freud a postular as faces do desenvolvimento sexual em : Fase oral , fase anal , fase fálica , em seguida vem um período de latência , que se prolonga até a puberdade. E finalmente , na puberdade é a tingida