A Psican Lise E O Mundo Atual 2
No fim do Século 19, Sigmund Freud (1856-1939) teve o grande insight de que a fala podia ser um importante instrumento de cura e transformação, especialmente das doenças da alma. Nascia ali a psicanálise, uma ciência que deu origem às diversas modalidades de psicoterapia moderna e que, mesmo com as intensas transformações no mundo nesse período, continua viva e atual. Os cernes da teoria se mantêm intacto, mas a progressão do pensamento levou evolução às interpretações. Um novo terapeuta ocupa a poltrona e, consequentemente, é sob uma nova ótica que o paciente é analisado.
A imagem de Freud é muitas vezes associada à austeridade e ao rigor. Talvez por isso a psicanálise seja vista, até hoje, como um processo demorado, difícil e doloroso. De fato, o é – admitem os próprios psicanalistas. Não teria como ser diferente, já que se trata de um mergulho a partes desconhecidas e, muitas vezes, indesejáveis de nós mesmos. No entanto, o passar dos anos e o refino das teorias levaram a uma ressignificação do processo psicanalítico.
A psicanálise não busca apenas suspender o sintoma ou o comportamento indesejado apresentado pelo paciente. Visa um aprofundamento que permite perceber a origem do mal interno, tornando-o consciente. Também aumenta e melhora o funcionamento psíquico. Por isso, é um processo mais