A prática pedagógica na eja
Ana Paula de Souza Carvalho
RESUMO
O presente artigo refere-se à importância da prática pedagógica na aprendizagem de jovens adultos. Através de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, traçaram-se as necessidades de um grupo de EJA. A Educação de Jovens e Adultos é preocupante, pois não tem recebido a devida atenção em nosso país. Ao longo dos anos percebeu-se que os educadores procuram mudar suas práticas pedagógicas visando à eficiência do ensino, porém os problemas básicos continuam. Nesse sentido, a Educação de Jovens e Adultos tornou-se um grande desafio, pois trabalha com um grupo de educação formal, mas que possuem sonhos e uma história de vida diferenciada. Assim, mostra-se que existe a possibilidade de um trabalho bem desenvolvido, desde que baseado na “aprendizagem da afeição”, que levanta a autoestima dos alunos, tornando-se capazes de superar os obstáculos que encontram pelo caminho buscando a integração cidadã plena.
PALAVRAS-CHAVE: educação de jovens e adultos, escola, exclusão.
INTRODUÇÃO
A educação de jovens e adultos conforme é estabelecida nos artigos 37 e 38, da Lei 9394, de 12 de setembro de 1996 – LDB envolve todos os que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade limite de 15 a 18 anos para essa modalidade de ensino, oferecendo-lhes oportunidades educacionais apropriadas.
Frente ao exposto, pretendo com essa pesquisa identificar as barreiras e dificuldades encontradas por jovens e adultos bem como das metodologias utilizadas pelos professores.
Considera-se importante conhecer a realidade, para que se possa buscar uma melhoria do ensino de jovens e adultos tentando atrair cada vez mais esta clientela para concluir ensino fundamental.
A todo o momento surgem novos obstáculos,