A Prática do Planejamento Participativo
Centro de Educação a Distância
Serviço Social
A Prática do Planejamento Participativo
A Situação Social do Idoso no Brasil
Tutor à distância: Eli Sandra da Silva
Manaus, abril de 2013
INTRODUÇÃO
Após estudarmos os textos indicados, propostas sugeridas, chegamos a uma escolha para o embasamento deste trabalho onde estaremos destacando um tema que vem relatando um pouco sobre a Situação do Idoso no Brasil.
Encontramos
na leitura dos textos diretrizes para a realização de um
Planejamento onde o mesmo possa obter o seu êxito não ficando apenas nos papeis de apontamento, e para isso existem os “roteiros” que é o que desencadeia e sustenta um planejamento.
Escolhemos o tema acima por ser de interesse de toda a humanidade, e dentro deste trabalho destacaremos alguns pontos importantes como: Aspectos
Demográficos e Epidemiológicos do idoso no Brasil, com base em dados do IBGE, os
Aspectos Psicossociais do Envelhecimento, Aposentadoria, Família, e Relações
Interpessoais.
O importante de tudo isso é sempre lembrar que não adianta nada fazermos os planejamentos, os “roteiros” investimento de tempo e não realizarmos tudo que se planejou, será um tempo que se perdeu.
2
Planejamento Educacional
O Plano de existência Pedagógica é fundamental, porque a escola é a Instituição indicada como investimento para a formação de mão de obra, possibilitando a caracterização das pessoas que trabalham em educação tendo como critério o modo como percebem esta situação e a prática que nela realizam.
Escola Existente
Princípios de valores
Sociedade
Conservadora
Projetos Pedagógicos
Intervenção
Critica do
Assistente Social
Práticas Sociais
O Planejamento permite ao Assistente Social uma antecipação de possíveis mudanças no ambiente externo em que a sociedade esta inserida, através de uma intervenção profissional.
3
Roteiro de Coordenação de um Processo de Planejamento
É de grande importância