A prática da liderança e seus valores
O Manual de Doutrina de Liderança na Organização Marinha do Brasil (EMA-137), aprovado em Brasília/DF, em 13 de abril de 2004 pelo Almirante-de-Esquadra Mauro Magalhães de Souza Pinto, tem como propósito transmitir conhecimentos que serviram como base teórica da formação de um líder militar.
O manual citado acima foi dividido em três capítulos e cinco anexos complementares. O primeiro capítulo aborda conceitos, princípios e valores necessários à liderança, tendo como propósito prover conhecimentos básicos que definam a natureza das relações desejáveis entre líderes e liderados. O segundo capítulo tem por propósito descrever as especificidades da liderança praticada na MB e exaltar o exercício da liderança como instrumento valioso para a condução da disciplina e o cumprimento da missão. Nele, são mencionados a ética militar naval e o exercício da liderança pelos Oficiais e Praças, o terceiro e último capítulo tem como propósito orientar o ensino de liderança para os Oficiais e Praças da Marinha do Brasil (MB), nas diversas etapas da carreira e em todos os níveis, situações e locais de interesse da Administração Naval.
O primeiro capítulo do manual apresenta conceitos relativos ao desempenho funcional dos mais antigos como chefes e líder. Mostrando qual a forma mais eficaz em determinadas situações e Mostrando que ambas tem a finalidade de conduzir de maneira eficaz uma organização. Capítulo que apresenta também uma descrição sucinta dos aspectos fundamentais da liderança, divididos em aspectos filosóficos, psicológicos e sociológicos que de acordo com o citado manual, são a base do relacionamento líder – liderado. Este capítulo tem fim com alguns conceitos sobre os estilos de liderança e os atributos de liderança, basicamente conceitual, o capítulo oferece apenas, nada mais que a base teórica do assunto. O segundo capítulo da ênfase e orientam com muita riqueza, formas de se exercitar a Liderança e