A proteção dos animais e o meio ambiente
Na noite do dia 29 de outubro de 2013 foi realizada pela secretaria dos Direitos dos Animais de Porto Alegre, Regina Becker, uma audiência na Câmara de Vereadores da cidade de Alegrete - RS onde na presença de autoridades foi explanado sobre projetos e atividades de conscientização realizadas na rede de ensino do município, abordada durante o I Fórum Municipal de Políticas Públicas para os Animais.
O principal objetivo da audiência foi conscientizar a população alegretense sobre o trato com os animais e debater sobre projetos para melhoria no serviço de assistência que visa atender animais abandonados.
Dentre os assuntos abordados foi tomado como exemplo em alguns aspectos os projetos já em execução na cidade de Porto Alegrete que almejam diminuir o ciclo de violência sofrida pelos animais. O próprio presidente da câmara Municipal, vereador Leonardo Gonçalves, apresentou modelos de panfletos que serão distribuídos pelas escolas com a intenção de agir diretamente na base para reeducar alguns hábitos de desleixo tomados pelo cidadão de Alegrete sobre o cuidado que deve haver com os animais de rua. Um dos assuntos pertinentes ao debate foi a nova localização do Canil Municipal, tendo em vista que o já existente encontra-se próximo a um local de depósito de dejetos, sendo extremamente prejudicial à saúde dos animais que ali permanecem e inclusive aos funcionários do local.
Ainda sobre esse assunto foi observado pela titular da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) o fato do modelo de estrutura existente não ser o mais adequado para os 120 cachorros que vivem no local, já que o modelo de canil utilizado é o de confinamento, onde os animais encontram-se enjaulados. Sugeriu ela a criação de um canil no modelo de casa de passagem, onde os animais poderão receber atendimento como ocorre na Seda. Dizendo ainda, "por certo, os animais subjugados a jaulas não cometeram nenhum delito que justifique estarem condenados à