A Prostituição e o Trabalho infantil no Brasil
Neste trabalho falaremos sobre a prostituição, sobre seus riscos, a desigualdade na sociedade, o por que as pessoas se sujeitam a isso, por que muitas(os) escolhem esse caminho, como seria se não houvesse isso no mundo. E falaremos também sobre trabalho infantil, no caso a exploração do menor, sobre os problemas de saúde e aprendizado que ele pode ter e sobre suas conclusões sobre isso.
Desenvolvimento
1 O que diz a legislação a respeito do trabalho infantil?
- É proibido por lei que crianças com menos de quatorze anos realizem qualquer trabalho. Até esta idade a criança pode até ser aprendiz de alguma profissão, mas em hipótese alguma pode exercê-la. Este aprendizado é considerado como uma formação técnico-profissional, que tem que garantir o tempo da criança no ensino regular, com frequência obrigatória; não pode ser uma atividade que prejudique o desenvolvimento do adolescente e tem que ser realizada em horários especiais.
2 Quais os tipos de trabalhos que as crianças são mais exploradas no Brasil?
- Hoje em dia uma das maiores explorações infantis é no trânsito feita pelos próprios pais. As crianças são exploradas também em trabalhos rurais e industriais, cultivo, produção de objetos, etc.
3 Qual a região brasileira que mais explora menores como força de trabalho? Justifique que fatores contribuem para que essa região tenha esse número elevado?
- Nordeste, pois lá existe muita plantação e pouca gente querendo trabalhar nesse tipo de emprego com um salário baixíssimo, e com isso, colocam as crianças para trabalharem, forcadamente.
4 Quais são os motivos que influenciam o trabalho e a prostituição infantil?
- Os motivos podem ser os mesmos, encontrados e relacionados à pobreza de suas próprias famílias. O desemprego, a divisão injusta de terra, o endividamento e a queda dos preços de matéria prima, podem levar muitas famílias à dependência da renda produzida pelo trabalho infantil. Em muitas regiões, a falta