A propaganda e a televisão
A televisão é formada por três pontos: o Estado, a empresa e a tecnologia informacional. Ela não é apenas a transmissão de imagens, mas o meio onde começa um sistema complexo , utlizando as várias facetas sociais de uma economia de mercado.Não é simplemente um meio de informação, é na verdade uma forma de saturar a informação do meio ambiente na sociedade pós-moderna.
Dentro da sociedade do Ocidente, o sistema de informação de massa (onde a televisão está inclusa)é um lugar privilegiado de produção do real. Com uma natureza gerencial e uma linguagem motivacional/persuasiva, organizam o espaço social moderno. E isso vaza para todos os conjuntos de mídias (revista, jornal, rádio e etc...), a Tv as condiciona, as tonifica, influeciadas pela publicidade.
Como a propaganda, o sistema televisivo utiliza os códigos de operações da economia de mercado para produzir as relações sociais. Dessa forma a TV é por si só, uma forma de relacionamento social. Ela fala, ver e troca experiências, e governar a sociedade.
Sistema tecnológico de comunicação indireta: é o distanciamento entre a produção e o consumação. Ele consolida os termos polares no circuito da troca: produtor/consumidor, homem/mulher, falante/ouvinte e etc. Ou se é emissor, ou então, receptor.
As produções artificias de imagens (simulacros) apenas são transmissores de informação, mas provocam mutações nos modos de percepção dos indivíduos.Com as técnicas industriais se transformando na mesma proporção e velocidade da tecnologia, o real e o imaginário, o verdadeiro e o falso não se diferenciam para os indivíduos, e isso os molda.
Como o olho é usualmente solicitado na civilização da escrita, o cinema faz com que os sonhos se materializem, que o imaginário se torne real através das produções cinematográficas, os filmes. A diferença da TV para o cinema consiste no ambiente, enquanto o cinema convida o telespectador para um campo existencial que causa ruptura do espectador, a TV invade