A profissão do administrador
1.1 REVOLUÇÃO URBANA
A revolução urbana surgiu por volta de 4.000 a.C. na Mesopotâmia, junto com as primeiras cidades e estados.
Com o início das primeiras organizações houve a necessidade de aplicação de procedimentos administrativos que automaticamente evoluiriam no passar dos anos.
1.2 AS PRIMEIRAS ORGANIZAÇÕES E SEUS ADMINISTRADORES
Por volta de 3.000 A.C. na região do Mediterrâneo surgiu a Civilização Suméria.
A região onde habitava era abundante em águas, assim os Sumérios fundaram a sociedade da irrigação, que se constituía em pequenas sociedades interligadas, no qual os sacerdotes faziam toda a administração dos recursos naturais.
Os templos da Suméria eram o Centro da Administração, aonde os funcionários registravam o recebimento, armazenagem e distribuição de produtos. Todo material que sobrava da irrigação era usado como uma era de trocas pelos sacerdotes por produtos raros, tais como, metal e madeira.
Assim, os Sumérios criaram na administração pública, com seus funcionários e seus processos burocráticos.
1.3 EGITO
As pirâmides são exemplos das atividades administrativas do povo Egípcio. Para construir uma pirâmide, os Egípcios tinham que resolver problemas de administração, mão de obra e logística. A pirâmide de Queops foi feita com mais de 2 (dois) milhões de blocos de pedras, com uma média de 2,5 toneladas. Para concretizar esse projeto, foi necessária a mão de obra de mais de 1000.000 pessoas em um período de 23 anos.
O poder militar é o segundo exemplo das técnicas administrativas do povo Egípcio, que com o intuito de proteger a cidade, contava-se com o exército treinado, equipado, assalariado e com uma base militar bem suprida de armas e mantimentos.
1.4 BABILÔNIA E ASSÍRIA
Por cerca de 2.000 A.C os Babilônios conquistaram a civilização da Suméria. O rei de Babilônia – Hamarábi – criou um código com 282 regras que incluíam princípios como: “Olho por olho” e “Consumidor que se cuide”.
Em