A produção tecnologica e a interface com a enfermagem
Introdução Este trabalho tem como objeto as interfaces à produção tecnológica com a enfermagem e seus objetivos são analisar a interface da produção tecnológica da enfermagem nas dimensões instrucional, instrumental e de informática.
Procuramos visualizar este objeto na perspectiva do trabalho da enfermagem enquanto uma pratica social, tal como considera Santos, um trabalho de diferentes organizações a depender dos diferentes espaços sociais onda se desenvolve. Consideramos a pertinência do objeto ao entender a enfermagem como uma disciplina no campo da ciência da saúde e como tal possuidora de um corpo próprio de conhecimento, em continua construção, alimentado pela pesquisa, reproduzindo pelo ensino e oxigenado pela criatividade das enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem. Acreditamos que a abordagem desta temática, instigante por natureza, possibilita visualizar o fato de quer a enfermagem vem produzindo tecnologicamente, tanto em direção a atender as necessidade dos clientes como a facilitar o trabalho da equipe de enfermagem ou ate mesmo a reduzir seus custos para as instituições.
Daí porque detivemos a analisar as interfaces da enfermagem com a tecnologia sob dois aspectos: o primeiro quando nos colocamos como produtores de tecnologia e o segundo quando somos consumidores de tecnologia. Por fim este trabalho pode ser compreendido como uma oportunidade de tese algumas considerações sobre a produção tecnológica da enfermagem na perspectiva identificada por Leite e Mendes (2001.p.81) quando discutiram “as temáticas dos projetos de a enfermagem encaminhadas a uma agencia de fomento”, como uma área onde a enfermagem tem muito a realizar.
A produção tecnológica da enfermagem Para abordar a questão proposta, senti a necessidade de compreender em que circunstância a equipe de enfermagem empreende esforços de criatividade e para alcançar esta compreensão nos orientamos