a produção dos agregados miúdos e graúdos
Faculdade de Engenharia - FEN
RELATÓRIO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
AULA PRÁTICA 02
Rio de janeiro
Junho-2014
1. Introdução
Este relatório tem por objetivo estabelecer se uma série de requisitos exigíveis para a produção dos agregados miúdos e graúdos destinados à produção de concretos de cimento Portland estão sendo atendidos. Para isto, amostras destes agregados serão ensaiadas em laboratório quanto à sua granulometria, massa específica e massa unitária, sendo estes critérios de suma importância no quesito de aceitação ou rejeição do material como agregado e também da dosagem do concreto.
O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do agregado, o módulo de finura e também a dimensão máxima característica. Através dos resultados deste ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, que possui fundamental importância na classificação do material e determinação de seu uso. Com os resultados do ensaio, obtemos dados importantes utilizados na dosagem e também a zona granulométrica compatível com o material ensaiado se torna conhecida, segundo o item 6.1.1 da NBR 7211 .
Com os resultados do ensaio de massa unitária, podem ser realizados outros ensaios que influenciarão na determinação do tipo e quantidade de agregados utilizados no traço de um concreto.
Finalmente o ensaio de massa específica dos agregados, sejam graúdos ou miúdos, tem grande importância porque os agregados constituem cerca de 70% do concreto, influenciando demasiadamente no desempenho e resistência final. O relatório também trata de alguns ensaios realizados com o próprio cimento, sendo estes a porcentagem de finura do cimento e a resistência à compressão. Estes ensaios são tratados como critério de aceitação ou rejeição do lote de Cimento Portland para uso na construção civil em geral.
2. Material
Granulometria(NM 248)
2.1 Balança
Com resolução