A produção do espaço rural brasileiro
Alunas(os): Larissa Dias, Gleydiane Dias, Pâmela Barra e Lucas Veiga
Curso: Informática A – Integrado 2011
Turno: manhã
Geografia
Capítulo 6: A produção do espaço rural Brasileiro
Geografia
Capítulo 6: A produção do espaço rural Brasileiro
1. Leia o texto.
Artigo 1°- Ficam proibidas as aquisições de terras devolutas por outro título que não seja de compra. Executam-se as terras situadas nos limites do império com países em uma zona de léguas as quais poderão ser concedidas gratuitamente.
Artigo2°- Os que se apossarem de terras devolutas ou de alheias, e nelas derrubarem matos ou lhes puserem fogo, serão obrigados a despejo (...) e, de mais, sofrerão a pena de dois ou seis meses de prisão e multa de cem mil réis, além da satisfação do dano causado (...) a) Esses artigos fazem parte da Lei de Terras, de 1850. Pesquise mais sobre essa lei, pergunte ao professor de história e explique os objetivos e as consequências dela.
R: A Lei de Terras apresentou novos critérios com relação aos direitos e deveres dos proprietários de terra. Um dos objetivos dessa lei foi impedir que os imigrantes e os trabalhadores brancos pobres, negros libertos e mestiços tivessem acesso a terra, dificultando a formação de pequenos proprietários e liberando a mão-de-obra para os grandes fazendeiros. Por consequência disso, o Brasil passou a ter uma extrema concentração de terra, latifúndios improdutivos, e bastante parte de brasileiros excluídos, os trabalhadores sem terra. Com isso, havia muita terra nas mãos de poucos, e poucos nas mãos de muitos.
b) Por que razão as terras situadas nos limites do império com países estrangeiros, em uma zona de dez léguas, eram concedidas gratuitamente?
R: Porque nos países estrangeiros , no período das sesmarias eram normatizadas as terras destinadas a produção, pelo fato de que o estado não tinha capacidade de organizar a produção de alimentos. A Lei das Sesmarias diferente da