A produção de uma obra cinematográfica
Isto acontece devido à exigência de inúmeros cenários, da fotografia adequada, da procura de ângulos ideais de filmagem, e da adaptação dos atores a seus personagens. Após todo esse processo, haverá um ou dois minutos de filmagem.
Nem sempre o filme é gravado seguindo sua ordem cronológica. As cenas gravadas nas mesmas locações, por exemplo, são filmadas no mesmo dia, porém, muitas vezes exibidas em diferentes períodos do filme. Desta maneira, poupam gastos e tempo.
Á partir destas informações e notável que fazer um filme é muito mais complexo do que parece. É necessário o aprendizado de uma série de técnicas, do contrário, se gasta muito dinheiro em vão. Do mesmo modo, um simples espectador talvez não consiga absorver todas as informações que o filme transmite. É preciso obter algumas noções de cinema para que possamos analisar a obra, e captar todo o trabalho realizado.
Um filme surge de uma idéia, que é passada pro papel pelo escritor, ou produtor, ou mesmo o diretor. Constituindo o argumento. São algumas páginas que contém a idéia básica da história, como: o que acontece, por que e quem são os personagens. Muitas vezes é baseado de um livro ou de uma peça teatral.
Caso haja o interesse em transformar esta história em um filme, surge a necessidade de algo mais elaborado, que é o roteiro, criado pelos roteiristas.
Na maioria dos casos, os roteiristas são colaborados pelos diretores, mas em Hollywood isto acontecia de forma diferente. Por considerarem o cinema uma verdadeira indústria, cada área do filme era realizada de maneira segregada. A divisão do trabalho fazia um produtor encomendar uma história aos roteiristas.
Contudo, podemos indicar dois modos de criação do roteiro: o controle do roteiro pelos grandes diretores e os grandes produtores