a produção de significados matemáticos
AUTORES: ADAIR NACARATO; BRENDA MENGALIE CARMEM PASSOS.
RESUMO DESCRITIVO DO TEXTO:
A partir de um ambiente de aprendizagem baseado em diálogo, a sala de aula pode se tornar um ambiente para produção de conhecimento.
Alguns autores denominam “negociação de significados” como interação entre dois ou mais sujeitos. Para que o processo ocorra é fundamental um ambiente de diálogo e confiança mútua, o professor precisa ouvir os alunos.
Dentre muitas experiências relatadas ao longo do texto, percebe-se o quanto circulam em sala de aula conhecimentos de práticas sociais não escolarizadas quando os alunos são colocados em situações de compartilhamento, ou seja, os alunos utilizam práticas relacionadas ao próprio cotidiano na elaboração e resolução de situações problemas.
As autoras também trazem para discussão a interdisciplinaridade nas séries iniciais, isto é, um trabalho que integre diferentes áreasdo conhecimento, pois possibilitam aos alunos a compreensão de como conteúdos matemáticos se relacionam às questões cotidianas. Os textos de literatura infantil são boas alternativas para que os alunos compreendam a linguagem matemática implícitas em tais textos, possibilitando o desenvolvimento das habilidades de leitura de textos literários e de textos com linguagem matemática específica.
A comunicação oral ajuda na percepção das diferenças, uma aprendizagem coletiva, possibilita maior confiança em si mesma, amenizando o medo de se exporem publicamente. Já ao fato de escreverem auxilia no desenvolvimento da reflexão pessoal e a partir desses relatórios é possível que o professor realize revisões textuais a fim de aprimorar suas produções.
Produzir textos em aulas de matemáticas desenvolve