A produção de lixo no Brasil e o não reaproveitamento
Todavia esse processo de reaproveitamento que contribui com a redução de poluição ao meio ambiente é praticamente ignorado. A quantidade de lixo que é reaproveitada é muito pequena, quase insignificante se comparada á quantidade gerada diariamente no Brasil.
O volume de lixo produzido pelos brasileiros cresceu de 213 mil toneladas por dia em 2007 para 273 mil toneladas por dia em 2013 de acordo com o site da câmara legislativa do Brasil, e só uma pequena porcentagem do mesmo é reaproveitada apesar das diversas iniciativas existentes em prol da reciclagem.
Esse aumento na produção de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo da população e, além disso, quanto mais produtos industrializados forem produzidos mais lixo também será gerado.
A maior parte desse material acaba indo para os lixões e aterros (aproximadamente 99%) e só 1% do lixo recebe tratamento como compostagem, incineração e reciclagem.
Esse problema teria uma proporção significantemente menor se a população só consumisse aquilo que tivesse real necessidade, e reaproveitasse aquilo que pode ser reaproveitado. Ambas as medidas seriam, com certeza, responsáveis pela diminuição da poluição, da quantidade de lixo, das doenças causadas por aquilo que está contaminado e não foi descartado de maneira correta e etc. E acabando assim com grande parte dos problemas existentes atualmente graças á não-reciclagem e ao descarte incorreto do mesmo.