A PROBLEMÁTICA DA OBESIDADE PARA A SAÚDE PUBLICA NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES DO MUNDO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNO: JOÃO VITOR CASIMIRO MENDES DE OLIVEIRA
A PROBLEMÁTICA DA OBESIDADE PARA A SAÚDE PUBLICA NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES DO MUNDO
1º ‒ C ‒ AMBIENTAL
DATA DE REAIZAÇÃO: 27/03/2015
DATA DE ENTREGA: __/__/____
1. INTRODUÇÃO
A obesidade é um dos problemas mais importantes que a Saúde Pública enfrenta hoje no Brasil e em outros países do mundo. Caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo (gordura corporal) nos afetados, é causado quase sempre por um consumo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades cotidianas. Esse acúmulo de gordura pode acarretar diversos problemas de saúde, como a hipertensão arterial, a diabetes, asma, depressão, entre outras. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que, atualmente nos países desenvolvidos, ela seja o principal problema de saúde a enfrentar, pondo em risco a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.
2. DESENVOLVIMENTO
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), desde 1980, os níveis de obesidade no mundo duplicaram. Em 2008, 1,4 bilhões de adultos acima de 20 anos estavam acima do peso, sendo que desses, 200 milhões de homens e 300 milhões de mulheres eram obesos.
E os dados são ainda mais alarmantes, pois 65% da população mundial vive em países onde o sobrepeso e a obesidade matam mais do que condições relacionadas com o baixo peso. Ainda há o fato de que 40 milhões de crianças abaixo da idade de cinco anos estavam com sobrepeso em 2011.
No Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas são consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.
∙IMC
O IMC (Índice de Massa Corpórea) é reconhecido pela OMS como a principal referência para classificação das diferentes faixas de peso.
IMC (kg/m²)
Classificação
Implicações e Riscos
< 18,5
Muito Magro
Anorexia, Bulimia, osteoporose e auto consumo de massa muscular.
18,5 a