A problemática da definição da arquitetura
INSTITUTO DE TECNOLOGIA – ITEC
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Trabalho de THAU I
Texto: A Problemática da Definição da Arquitetura
Belém 2014
1. De que trata o texto? O texto traça uma problematização em torno do conceito do que é arquitetura. Para Elvan Silva, as definições mais recorrentes apresentam um alto teor de parcialidade, o que colabora para que as mesmas sejam pouco esclarecedoras.
2. Quais são as idéias centrais do autor? Segundo ele, a discussão em torno do conceito do que é arquitetura se limita muito a ambientes acadêmicos e a profissionais teóricos e, devido a isso, muitos arquitetos que não atuam dessa maneira acabam emitindo definições subjetivas que não realmente representam conceitos. Muitas dessas “opiniões” são ideologias pessoais dos arquitetos e tem como finalidade justificar escolhas em suas respectivas obras.
3. Quais assuntos chamaram sua atenção e sobre quais gostaria de aprofundar? No texto, aborda-se o fato de que, frequentemente, apenas edificações simbólicas (com forma e caráter excepcional) são vistas como arquitetura. Dessa forma, a arquitetura vernácula e as construções do povo são renegadas como se não contribuíssem para a composição do espaço arquitetônico. Outro ponto que chama atenção é que foi a partir do Renascimento e de teóricos como Leon Battista Alberti que a arquitetura deixou de ser apenas uma prática relacionada a galpões de pedreiros e passou a apresentar embasamento teórico, sendo uma oportunidade para o arquiteto realizar um exercício intelectual.
4. Quais assuntos ficaram obscuros ou não entendidos e para quais gostaria de esclarecimento? Ao longo do texto, o autor aborda diversos conceitos sobre arquitetura, discordando da maior parte destes devido ao seu caráter pouco objetivo. No entanto, o próprio Elvan não apresenta sua própria definição (pelo menos não nessas