A privatização da CRVD
Disciplina: Introdução a Administração
Período: 1º
Professora: Kelly Mesquita
Exercício: Estude o caso (páginas 27 e 28)
Questões e Respostas
A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.
Resposta: À época dos fatos, quem era a favor da privatização da Vale do Rio Doce tinha como argumento a escassez de recursos suficientes para capitalizar as empresas sob a administração do Estado. Havia também aqueles que defendiam o Estado Mínimo a total ausência deste no exercício de atividades econômicas. Contra, havia os que acreditavam que determinados setores da economia (em especial ao de produção deviam ficar sob o domínio do Estado. Ainda tinha a visão sindicalista, que acreditava que no controle estatal os empregos têm mais estabilidade. No caso da Vale, soma-se o argumento do baixo valor de venda estatal.
Dê exemplos de cada uma das habilidades gerencias que segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.
Resposta: Observamos que em relação à carreira de Agnelli no Banco Bradesco, ele se destacou por seu perfil de negociador agressivo, pela forma como se comunicava interna e externamente. A comunicação o diferenciou, pois era uma das poucas pessoas que falava inglês fluentemente, isso gerou uma rede de relacionamentos interpessoais aproximando-se de pessoas poderosas, entre os quais o presidente do Bradesco Lázaro Brandão.
De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?
Resposta: De maneira que ele encontrava o problema e logo em seguida os solucionava. Exemplo: Uma das primeiras medidas de Agnelli foi a venda de negócios sem ligação com o setor de mineração, o valor arrecadado foi investido na compra de 12 empresas de mineração possibilitando a investida em outros