A PRIVACIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
1 INTRODUÇÃO. 3
2 A PRIVACIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO. 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO.
Devamos saber até que ponto pode-se tirar a privacidade da outra pessoa. O Direito a intimidade, quase sempre considerado como o direito da privacidade!
A Empresa pode controlar seus funcionários, porem o Abuso excessivo do controle não pode ser admitido. Com a Era da tecnologia criou-se um mundo virtual que, como o mundo real, também precisa de regras e disciplina.
O presente estudo tem por objetivo demonstrar a diferença existente entre os direitos morais e éticos entre empresa e funcionário e também a esclarecer qual a diferença entre intimidade e privacidade..
2 A PRIVACIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO.
A Justiça oferece ao empregado o direito da privacidade, a intimidade, porém existem empregadores que ainda extrapolam e acabam infringindo a norma. A Empresa tem o direito de controlar seu patrimônio conforme código Civil, artigo 1.228, tais como, pode acessar qualquer conteúdo do correio eletrônico de seus funcionários porem algumas empresas estão extrapolando, tirando a privacidade de seu funcionário, como exemplo controlar a vida particular dos empregados.
Um exemplo recente sobre violação da privacidade foi o banco HSBC condenado a pagar R$67,5 Milhões por danos morais entre 1999 e 2003
Além do pagamento da indenização, o HSBC foi condenado a não mais realizar investigações particulares.
O Banco contratou uma empresa especializada para espionar seus funcionários, o Banco solicitou um dossiê de seus trabalhadores desde a saída e entrada a empresa.
O Caso demonstra que a sociedade, adquiriu mais conhecimento, conhece os seus direitos.
"A condenação financeira é o início da reparação do ato praticado pelo HSBC no Brasil, que avilta os direitos de seus