A Primeira Revolução Indústrial
Ocorreu na Inglaterra, no final do século XVIII início do século XIX. O pioneirismo inglês pode ser explicado por alguns fatores e acontecimentos.
>> Acúmulo de capital proveniente do mercantilismo e do colonialismo na fase do capitalismo comercial do século XVI ao XVIIII.
>> O estado sob o controle da burguesia desde a revolução gloriosa (1668) que instalou a primeira monarquia parlamentar.
>> O islamismo de seu território em relações as guerras continentais da Europa.
>> A posição de seus portos o que favoreceu a transportes e escoamentos da produção e a importação de matérias-primas.
>> Matérias primas fornecidas pelas colônias que formaram o maior império da época. A grande novidade desse momento foi a máquina a vapor, criada por Thomas Newcomen, em 1712 e aperfeiçoada por James watt em 1766. As invenções de Tear naquela época, impulsionaram a indústria têxtil, uma das principais atividades desse período chamada Revolução Industrial.
A primeira indústria brasileira
A Inglaterra foi o bloco da atividade industrial. O pioneirismo inglês pode ser explicado por alguns fatores e acontecimentos: Matérias primas formadas pelos colonos, que formavam o maior império na época. A posição de seus portos, o que favoreceu os transportes e o escoamento da produção e a importação de matérias primas. A nova indústria. Maquinofatura A grande novidade foi a máquina movida a vapor, criada por Thomas Newcomes, no ano de 1712, e foi aperfeiçoada por James watt em 1765. Poios a energia produzida criou condições para que a novas atividades se desenvolvesse e ao mesmo tempo favoreceu o meio de transportes. A energia produzida a vapor também foi aplicada nos transportes mais utilizados na época. E em 1787, Robert Felton também adaptou-a aos navios e em 1803 George Stpheson construiu a primeira locomotiva a vapor.
Mas a