a primeira revolução industrial
A máquina a vapor de James watt, desenvolvida entre os anos de 1769 e 1782, contribuiu consideravelmente pra geração de energia para a indústria têxtil. Ganho de produtividade na atividade mineral e no transporte; Na política a revolução inglesa de XVII, e a puritana de 1640 limparam o terreno para o capitalismo.
Até a segunda metade do século XVIII, a Inglaterra se destacava na industrialização na tecelagem de lã, e com o desenvolvimento de novas máquinas o algadão foi ganhando espaço na indústria têxtil. As colônias contribuíram com matéria prima, capitais e consumo destes produtos.
A expansão do comércio manufatureiro garantiu a acumulação de capital que proporcionou a expansão industrial. UM exemplo Inglaterra – Portugal – Brasil – ouro. A expressiva produção de lã, estimulou os nobres a investirem nesse segmento, o que levou aos cercamentos, ao crescimento populacional expressivo nas cidades dos ex-camponeses, que tinham seus salários muito reduzidos com a grande oferta de mão-de-obra.
Em relação aos recursos naturais os ingleses se destacam pelas grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro. O 1º essencial pra geração de energia a vapor e o segundo na confecção de equipamentos e máquinas.
Condições políticas favoráveis, crédito barato e em grande volume, oferta de mão-de-obra abundante e recursos naturais favoráveis garantiram em certa medida o pioneirismo inglês, contudo o elemento essencial foi o avanço tecnológico.
1733 a lançadeira volante, John kay + capacidade de tecer; 1785 o tear mecânico de Edmund CartWright; 1769 john watt, máquina de movimento duplo, avanço da máquina a vapor; Eli Whitney inventou o descaroçador de algodão nos EUA.
A