A PRIMEIRA LEI DO MOVIMENTO DE NEWTON E NOÇÕES SOBRE AS FORÇAS DE ATRITO
A primeira lei de Newton diz que todo corpo tende a manter seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme (velocidade constante), a menos que forças externas provoquem uma variação neste movimento.
Uma das forças externas que podem provocam variação neste movimento é a força de atrito.
Força de atrito é a componente tangencial da força de contato exercida por um corpo sobre o outro. Ela atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. A força de atrito é paralela a superfície em interação e contrária ao movimento relativo entre eles. Nesta prática entenderemos melhor a componente de atrito cuja fórmula é: Fat= µ.N
2. OBJETIVO
Confirmar por exploração a 1ª Lei de Newton Concluir que a força é o agente capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um corpo. Concluir sobre a validade da 1ª Lei de Newton. Comparar atrito estático e atrito cinético.
3. MATERIAIS
* Um dinamômetro de 2 N
* Um corpo de prova de madeira com uma de suas faces revestida
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E RESULTADOS
Foi colocado o corpo de prova sobre a bancada onde realizou-se a experiência e colocou-se o dinamômetro para medir a força que o corpo de prova necessitava para se deslocar.
O corpo de prova foi mixado de formar, uma com o lado da esponja em contato com a superfície e outra com a parte de madeira em contato com a superfície, assim foi tirada as medidas necessárias e anotado tudo na tabela 1 e 2
Superfície em contato: Tampo da mesa e esponja:
Força aplicada em (N) Ocorrência de movimento (sim) ou (não)
0,2 Não
0,4 Não
0,6 Não
0,8 Sim
1,0 Sim
1,2 Sim
1,4 Sim
1,6 Sim
Tabela 1
A Seguir mostrarei uma outra tabela com o mesmo objetivo. A única diferença foi a superfície que está em contato com a bancada, irá ser a superfície lisa, ou seja, de madeira.
Superfície em contato: Tampo da mesa e madeira:
Força aplicada em (N) Ocorrência de movimento (sim) ou (não)