A primeira lei do movimento de Newton e noções sobre a força de atrito.
ENGENHARIA CIVIL
FISICA EXPERIMENTAL
RELATÓRIO DO EXPERIMENTO VI
São Luís - MA
2014
EXPERIMENTO: A primeira lei do movimento de Newton e noções sobre a força de atrito.
1 RESUMO
No presente relatório, abordaremos passo a passo de cada experiência realizada no laboratório de física, relativamente ao movimento de um corpo com a dependência da força de atrito.
Passo a passo de cada experiência feita em laboratório, onde basicamente são feitas construções de tabelas de dado e construção de gráficos. Visa basicamente esclarecer as observações experimentalmente que os alunos hoje no terceiro período do curso de Engenharia Civil da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco tiveram a respeito do assunto, no período anterior, destacando seus pontos mais importantes em relação a força de atrito e suas características, em aplicações de experimentos, para a compreensão não só algébrica, mas sim concreta.
Palavras-chaves: Movimento do corpo, atrito, força.
2 INTRODUÇÃO O movimento relativo de dois corpos em contato é sempre acompanhado por uma força que se opõe ao deslocamento, denominado de força de atrito. Temos como principal exemplo o carro, que entra constantemente o pneu e o solo em atrito, fazendo-o deslocar.
O atrito pode causar vantagens e desvantagens. Apesar disto as vantagens são menores em relação as desvantagens e praticamente se utiliza o atrito em quase todo tipo de movimento, por exemplo como andar, onde há atrito entre a sola do sapato e o solo, caso contrario você patinaria sobre o solo.
Existem dois tipos de atrito, o atrito estático e o atrito cinético. O estático atua quando o corpo esta em repouso. Exemplo, como fosse aplicado uma força f sobre um corpo em repouso com a intenção de movimenta-la. A força de atrito é máxima quando o corpo esta na iminência de se movimentar.
O cinético aparece quando a força se opõe ao movimento quando o corpo move. Há uma