A primeira guerra mundial questões
I – Quais foram os principais motivos que contribuíram para criar rivalidades entre governos de diversos países europeus no século XX?
Resposta: O desenvolvimento do capitalismo financeiro e monopolista (o imperialismo) a partir de 1875 na Europa, EUA e Japão, e sua expansão mundial, agravou as tradicionais e históricas rivalidades entre as potências cujos governos, influenciados ou pressionados pelas grandes empresas capitalistas, intensificaram as disputas por áreas de investimentos, mercados consumidores e fontes de matérias-primas. De acordo com essa visão, a concorrência capitalista por colônias formais e informais geraram as crises internacionais que envolveram a Alemanha, Grã-Bretanha, França, Rússia, Áustria-Hungria, EUA e Japão no início do século XX, evoluindo para um confronto generalizado entre essas potências em 1914-1918.
II – Por que a Alemanha ameaçava o poder da Inglaterra?
Resposta: Depois da sua unificação em 1871, a Alemanha conheceu um processo de industrialização rápido e eficiente, com avanços tecnológicos consideráveis, cujo renome permanece até hoje. Basta ver os nomes das grandes companhias alemãs que se mantém até os dias atuais.
III – Cite 3 motivos que levaram o EUA a entrar na 1ª Guerra Mundial.
Resposta: -A decadência do colonialismo gerou disputa entre as nações imperialistas européias por novos mercados, criando instabilidade e conflitos desde o final do século XIX que se agravaram no final da primeira década do século XX.
-O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando (herdeiro do império Austro-Hungaro) por nacionalistas sérvios fez com que fosse posto em prática o sistema de alianças militares estratégicas entre as nações européias. O Império Austro-húngaro e sua aliada Alemanha declararam guerra à Sérvia. Do outro lado a Rússia, aliada da Sérvia, declarou guerra à Alemanha. A França, por sua vez tinha aliança com a Rússia e entrou na guerra após a Alemanha invadir a Bélgica com intenção de tomar