A primeira grande guerra
O objetivo da equipe é aprender e repassar os conhecimentos adquiridos por meio do texto base e de outras fontes, demonstrando as principais características das potências envolvidas na Grande Guerra e as consequências econômicas, físicas e psicológicas dessa guerra.
Metodologia
No trabalho em questão, utilizamos como metodologia pesquisas bibliográficas no texto base Motta/2000 e em outras fontes, pesquisa em mídias visuais e utilizaremos também a explanação oral do conteúdo em sala.
As potências em conflito e a guerra
A autora explica que dentre todos os países envolvidos na guerra, houve quatro grandes potências principais, eram elas: França, Inglaterra, Alemanha e Rússia, e também comenta como se deu a industrialização de cada. E que essa guerra somente foi possível devido às pretensões imperialistas das partes envolvidas, fazendo com que ficasse mais nítido o caráter econômico do conflito.
A Inglaterra era o país que teve sua economia alavancada mais precocemente, em comparação as outras grandes potências. Devido a isso, uma grande quantidade de camponeses se dirigiu para as cidades em busca de empregos. Além de sua forte indústria, a Inglaterra tinha um comércio naval bastante influente, que vinha sendo incentivado pelo governo devido às conquistas de colônias que a Inglaterra conseguiu.
Entretanto, no inicio do século XX, começaram a surgir outros países industrializados, que de certa forma limitavam as vantagens inglesas, e sem contar também que a experiência da industrialização inglesa serviu como exemplo para os demais países, dando margem de conhecimento para as outras nações que vinham se desenvolvendo, pudessem pular algumas etapas.
Já a Alemanha, por sua vez, investiu mais em sua indústria pesada de tecnologia avançada, fazendo com que conseguisse o status de potencia em pouco tempo. Outro fator muito importante