A preservação da memória histórica, a origem da educação escolar no brasil.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
BELO HORIZONTE 2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
A preservação da memória histórica, reconstituição do passado e o relato dos conceitos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.
Conceito de história entre os gregos antigos; este vocábulo significa historie, significando procurar, investigar. A história vista como disciplina só aconteceu no final do século XIX quando deixa de ser articulada a filosofia e a arte para adquirir técnicas científicas. Prevalecendo a História como ciência, como disciplina, em relação à memória. Em cada época há uma forma diferente de narrar às histórias acontecidas e preservar a memória e tradições do povo.
Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva. Desse modo produzimos nós mesmos e a cultura a que pertencemos.
Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança. Ou seja, estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente.
Com a história da educação acontece a mesma coisa, construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. Sendo assim é indispensável que o educador consciente e crítico seja capaz de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, a fim de agir de maneira intencional e ao acaso. Portanto o fenômeno educacional se