A presença do planejamento durante o processo de produção
RODRIGUES, Nylo¹
MORGAN, Levi²
RESUMO
A formulação do planejamento possibilita aos gestores da organização a oportunidade de desenvolver processos mais eficazes e construir vantagens mais competitivas. Neste contexto, o estudo construído tem por objetivo compreender a dimensão da importância de um bom planejamento organizacional na área de produção de bens rentáveis para a empresa, evitando custos altos, desperdícios durante o desenvolver dos processos e lentidão constante, conhecidos como gargalos de produção, assim desenvolvendo uma produção mais eficaz.
Palavras chave: Planejamento; Produção; Custos.
1 INTRODUÇÃO
O ato de administrar segundo Maximiano (2000) “é o processo de tomar decisões sobre objetivos, abrangendo cinco tipos principais de funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.” Estudando maneiras de melhor ser eficaz em sua atuação como administrador é preciso o uso destes cinco aspectos na árdua experiência de trabalho de administrar uma organização, com destaque para o processo de planejamento, citado anteriormente, que é de altíssima relevância para a organização, pois é o responsável por traçar o caminho pelo qual a empresa seguirá para alcançar seus objetivos e atingir com grande êxito sua missão, exatamente como diz Chiavenato (2006) “a empresa deve saber aonde quer chegar para saber qual caminho deve trilhar”.
A empresa que busca o melhor planejamento para melhor produção e criação de competitividade deve conhecer o ambiente de negociação entre as empresas e clientes e todos os fatores existentes. Segundo Pinho (2010) o primeiro passo é “saber qual a situação atual da empresa e aonde se quer chegar para se adotar uma metodologia de planejamento”. O segundo passo, de acordo com Martins e Pinheiro (2005) é “identificar as necessidades do consumidor e a maneira de atendê-las”.
A linha de produção da organização é a responsável por oferecer os bens e