A preparação ator
Pensou em dois livros que, editados juntos, poderiam servir de guia na preparação interior do ator e aproveitamento das técnicas exteriores para a criação da personagem sobre a cena.
Desenvolveu o primeiro volume, o livro “A preparação do ator”, que aborda métodos, conhecimentos, experiências e uma longa vida artística de um grande colaborador do teatro contemporâneo.
Com seu método, o ator começa a trabalhar mais com a imaginação e compreensão da personagem psicologicamente, passando aos leitores/públicos uma personagem real. Consta, resumidamente, nesta resenha o processo de Stanislavski em sua carreira e alguns métodos utilizados por ele. Seu interesse pelo teatro surgiu logo cedo, fazendo-o trabalhar como ator. Após algum tempo como amador, fundou o Teatro Popular de Arte juntamente com Vladimir Danchenko, seguindo como diretor durante quarenta anos.
Trabalhou com o teatro realista e várias outras experimentações. Dessas experiências, desenvolveu um trabalho que foi adotado pelos atores de sua companhia. Seu sistema influenciou bastante nos países por onde passou.
Em seguida, ficou doente e teve de reduzir os trabalhos de diretor e suas pesquisas. Os últimos anos de sua vida foram, em sua maioria, para escrever sobre suas idéias e experiências no teatro.
Nos séculos XVII e XVIII, procurava-se aplicar o trabalho de criação dos atores e sua interpretação no palco. O sistema deixado por Stanislavski explica ao ator como agir no momento da criação ou da realização, e essa criação terá de ser sempre original.
O capítulo IV logo diz