A preocupação com a aparência física está crescendo.
É preciso ficar muito atento para conseguir acompanhar as rápidas mudanças que hoje ocorrem na conduta das pessoas. É preciso grande cautela se quisermos interpretar o significado delas, não nos deixando seduzir pela primeira impressão, que é sempre positiva. Estamos acompanhando um crescente interesse de homens e mulheres em cuidar cada vez mais e melhor de sua aparência física. As academias de ginástica proliferam, são vendidos milhões de equipamentos domésticos de ginástica em todo o mundo e quem pode tem uma mini-academia em sua casa. As cirurgias plásticas estão em alta, de modo que as mulheres colocam próteses de silicone nos seios, retocam o rosto, fazem todo o tipo de lipoaspiração com o objetivo de tornear o quadril e as coxas de modo a se assemelharem cada vez mais com seus ídolos - as "top models ou estrelas de cinema.
O interessante é que esta obsessão pela boa aparência física, muito para além dos requisitos ligados à preservação da saúde e não raramente em prejuízo do tempo que disporiam para o cultivo do intelecto, tem se tornado cada vez mais freqüente também entre homens. Eles também passam cada vez mais horas nas academias, fazem cirurgias estéticas e de tudo para manter seu corpo livre de gordurinhas. Se antigamente eram obcecados apenas questão da calvície, que sempre detestaram, agora se preocupam com todos os detalhes.
A impressão inicial é a de que as mulheres estão cada vez mais interessadas nos homens lindos e muito bem cuidados do ponto de vista físico. E isso contraria as observações tradicionais, que nos mostravam que a preocupação com a aparência física era mais feminina justamente porque os homens são mais despertados do ponto de vista sexual pela aparência física delas do que o inverso. Pensávamos que o interesse das mulheres era despertado de um modo mais sofisticado do que o dos homens, um tanto grosseiro e animalesco. Pensávamos que valorizavam mais do que tudo as virtudes