a pratica abortiva é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero
A terminologia "aborto", entretanto, pode continuar a ser utilizada em geral, quando refere-se à indução da morte do feto.Através da história, o aborto foi provocado por vários métodos diferentes e seus aspectos, éticos, legais e religiosos são objeto de intenso debate no Brasil.
Existem dois tipos de aborto: aborto espontâneo, aquele que acontece devido a uma ocorrência acidental ou natural.
A maioria dos abortamentos espontâneos são causados por uma incorreta replicação dos cromossomos e por fatores ambientais. Também por ser denominado aborto involuntário ou casual. E o aborto induzido, que é causado por uma ação humana deliberada. Também é denominado aborto voluntário ou procurado, ou ainda, interrupção voluntária da gravidez.
A questão religiosa também se coloca de forma dividida no que diz respeito a legalização da prática abortiva, algumas defendem outras são ortodoxas
O termo direito da mulher refere-se à liberdade inerente e reclamada pelas mulheres de todas as idades, no que tange o aspecto de ter ou não ter filhos, ou seja, o direito de abortar .
Existem, com variado grau de probabilidade, possíveis efeitos negativos associados à prática abortiva, nomeadamente a hipótese de ligação, a dor fetal, a síndrome pós-abortivo. Possíveis efeitos positivos incluem redução de riscos para a mãe e para odesenvolvimento da criança não desejada.
Tipos de aborto e suas possíveis consequencias
Aborto Espontâneo
O aborto espontâneo ocorre involuntariamente, por acidente, por anormalidades orgânicas da