A Ponte do Rio Kwai
O filme A Ponte do Rio Kwai, acontece na 2º Guerra mundial, 1943, quando soldados ingleses são capturados como refém em um campo de concentração japonês. Com um elenco impecável, o filme do grupo escolhido pelo chefe do campo japonês para construir uma ponte sobre o rio Kwai. O coronel inglês Nicholson, planeja a construção para com um objetivo maior de demonstrar a superioridade britânica, mas o comandante americano, Shears, planeja a destruí-la.
Apesar do filme acontecer na guerra, em nenhum momento é falado sobre ela ou dado foco no que acontece fora do campo de concentração. O filme sobre disciplina, dedicação e amor ao pais.
É um filme extraordinário que foi o grande acontecimento cinematográfico de 1957 merecedor das suas 8 indicações ao Oscar. Ele te prende do começo ao filme, com humor e suspense, com “pitadas” de loucura e sensatez.
RELATÓRIO
O filme inicia com o comande inglês enterrando alguns amigos e com a chegada de um novo pelotão capturado para ficar no campo de concentração. Inicialmente eles discutem sobre fugirem do campo de concentração porém eles chegam a conclusão que não vale a pena pelo risco que a floresta trás para eles além de que o comandante inglês respeita “ao pé da letra” a lei da guerra, seguindo conforme os acordos entre os países firmaram. Logo no início é apresentado as características de cada pais ali envolvido, americano, japonês e inglês.
O coronel japonês, Saito, é u tanto excêntrico e quer que as coisas sejam feitas da forma dele, com uma pitada de loucura, os ingleses sabem que se contraria-lo correm o risco de serem executados. Logo no início do filme, o é colocado em prova o respeito que os ingleses devem ter com o Coronel Saito. Ele quer que todos os prisioneiros construam uma ponte sobre o rio Kwai, sendo oficiais ou não!
Por fim se dá o início da construção da ponte, o Coronel inglês pretende mostrar a levantar o moral dos seus homens e demostrar hegemonia dos ingleses atendendo ao pedido para