A política econômica do presidente juscelino
Este trabalho busca demonstrar o desenvolvimento econômico com suas representações políticas, analisando o crescimento do capitalismo do Brasil. Apresentando os interesses econômicos das classes sociais diretamente ligados a luta política, tanto na disposição de organização dos trabalhadores quanto em uma determinada fração da burguesia para dar um golpe de estado e garantir seus interesses econômicos. Portanto a história econômica surgiu tanto da história quanto da economia política, na segunda metade do século XIX na Europa, em grande medida como resposta aos conflitos e contradições engajados pelo desenvolvimento do capitalismo industrial, buscando inserir o processo de produção econômica num contexto histórico – cultural ao longo do tempo.
2. A POLÍTICA ECONOMICA DO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHECK ( JK) 1956 – 1961
Com o slogan “ cinquenta anos em cinco, JK. Acelerou o processo de industrialização brasileira e pela complementação do parque industrial do país, por intermédio da criação de industrial do país, por intermédio da criação de indústrias de base, de bens de consumo duráveis e de máquinas e equipamentos. O plano de metas tinha como objetivo a articulação de investimentos públicos e privados para a implantação dos novos ramos industriais. Apesar de todo esse processo de desenvolvimento, ocorrido através das políticas econômicas adotadas por JK, o Brasil teve como principais consequências o descontrole das contas públicas e a aceleração do processo inflacionário .
No contexto geral, observa-se que os países participantes da 2º guerra mundial, estavam terminando o processo de reconstrução das suas economias. Há uma grande expansão das multinacionais americanas no contexto econômico. Fortalece o sistema de trocas comerciais entre os países capitalistas industrializados. Esse sistema de integração entre as economias começa a ser estendido para alguns países não desenvolvidos, entre os quais o Brasil ainda apresentava os efeitos da